Idioma
 
logo-high.png

Our Vision

Quem Somos

Ser referência em robótica no Brasil e no mundo quanto à qualidade, inovação e eficiência, priorizando sempre o aprendizado e crescimento dos alunos.

Nossa Missão

Ser um espaço de aprendizado, permitindo aos alunos por em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver demais habilidades e capacidades como liderança, organização, trabalho em equipe e inovação.

Nossos Valores

Integridade

Ética

Aprendizado contínuo

Trabalho em equipe

Inovação

Espírito competitivo

Criada em 2003, sob a supervisão do professor Marco Antônio Meggiolaro, doutor pelo MIT, Rio Botz é a equipe de robótica da PUC-Rio, universidade carioca referência nas mais diversas áreas.
Nós projetamos, otimizamos e construímos estruturas mecânicas, sistemas de locomoção e atuadores.
Embora tenhamos o foco em robôs de combate, nosso grupo de pesquisa desenvolveu também sistemas para a área médica, militar e a indústria de petróleo e energia.
Na RioBotz, alunos de graduação e pós-graduação aplicam o conhecimento adquirido durante as aulas no mundo real. Somos compostos principalmente por alunos das engenharias elétrica, mecânica e de controle e automação, tendo também alunos de administração, comunicação e design, aumentando nosso contato com diversas áreas.

Nossa Visão

Quem Somos

Competições

Equipe

 

Competições

Quem Somos

Competições

Equipe

A história das competições de robótica começou há muitas décadas, tendo como um marco os primeiros eventos de combate de robôs em 1994. No Brasil, a primeira grande competição desse tipo foi realizada para acompanhar oEncontro Nacional de Estudantes de Engenharia de Controle e Automação em 2001, na Unicamp. Ela foi realizada anualmente até 2010, com participação exclusiva de equipes filiadas a universidades e cursos técnicos.

Atualmente, as competições brasileiras são organizadas pela RoboCore, a única liga de combate de robôs do país. Desde 2005, ela realiza o Winter Challenge, uma competição aberta a equipes particulares, além das filiadas a instituições de ensino. A partir de 2011, ela também criou o Summer Challenge, e a partir de 2014, passou a organizar o Ultimate Robot Combat (URC), como uma atração da Campus Party.

Além das competições brasileiras, também já participamos de internacionais:

– a Robogames, conhecida como a olimpíada mundial de robótica;

– a ALL Japan Robot - Sumo Tournament, o campeonato de sumô de robôs mais disputado do mundo (2011 e 2013);

– a Stem Tech Olympiad, organizada pela USATL United States Alliance for Technological Literacy (2014);

– a Combots, conhecida mundialmente como a Copa do Mundo dos robôs de combate;

 

Esses eventos são divulgados em diversos canais, como CNN, Discovery, BBC, ABC, CBS, Fox, MTV, Nickelodeon, The History Channel, Globonews e Multishow. Programas de televisão nacionais como Fantástico, Jornal Nacional, Jornal da Band, Jornal do SBT, jornais como O Globo e O Dia e mídia especializada, como a Servo, Wired e Mecatrônica Fácil, já fizeram matérias sobre combate de robôs.

 

Competições como essas estimulam a criatividade e permitem que os alunos apliquem na prática conhecimentos de matemática, física, mecânica, eletrônica e computação, adquiridos em sala de aula. O aprendizado resultante desse processo pode ser aplicado em diversas áreas, tais como: veículos de resgate e salvamento, sistemas para deficientes físicos, robôs para tarefas em locais insalubres e sistemas de controle em indústrias.

 

Quem Somos

Competições

Equipe

Equipe

Desde 2013, contamos com diversos membros que ajudaram a equipe a alcançar nossos diversos títulos, fazendo com que nos tornássemos a equipe de robótica com mais títulos no mundo. Aqui você pode conhecer um pouco dos que estão nos ajudando a escrever a nossa história.

Matheus Amaral

Capitão

Daniel "Esguerda" Freitas

Piloto

Dominique Machado

Coordenaora de Comunicação

Eduardo Fontoura

Coordenador de Eletrônica

Wallace Matias

Coordenador de Mecânica

Carlos Siqueira

Autônomos

Natan Oliveira

Autônomos

Gabriel Gadelha

Mecânica

Lucas Simões

Autônomos

Renan Troina

Autônomos

Luiz Manoel

Autônomos

Rodrigo Peroba

Autônomos

Matheus Bispo

Autônomos

Isabella Mariz

Eletrônica

Murilo Martin

Mecânica

Henrique Pinto

Mecânica

Manuel Rodriguez

Gestão

Camila Azevedo

Comunicação

Luiz Guimarães

Comunicação

Mateus de Jesus

Autônomos

Octávio Machado

Eletrônica

Shaina Freitas 

Gestão

Colaboradores

Marcos Majeveski

Lucas Goes

João Vitor Ziliani

Henrique Santiago

Gabriel Reis

Diego Rosa

Eduardo Von Ristow

Luiz Fernando Santarelli

Walace Abreu

Gabriel Fischer

Gabriel Barsi

Carlos Souza

Luiza Böhrer

David Zeitune

Rodrigo Nogueira

João Virgolino

Kim Capillé

Lucas Guerra

Shantal Freitas

Luciana

©2017 RioBotz

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon