Área de Autônomos

A área de Autônomos é responsável pelos projetos e construção de software e hardware dos robôs autônomos da equipe: seguidores de linha, sumos(500g e 3kg) e humanoides. Nosso trabalho começa com a escolha dos componentes eletrônicos, microcontroladores e sensores. A partir disso modelamos o robô no SolidWorks para ter noção do peso e da distribuição dos componentes eletrônicos no robô já que em algumas categorias temos limitação de tamanho como no nosso sumô 500g que só pode ter no máximo 100mmx100mm.


Com o modelo 3D validado, passamos para a parte de construção e orçamentos dos nossos robôs onde temos auxílio da área de Mecânica. Para projetos mais simples como o sumô 500g conseguimos usinar nós mesmos em nosso laboratório. Já projetos que possuem peças que são usinadas com fresadora CNC ou precisam de um refinamento maior como o sumô 3kg são feitas por empresas terceiras. Com o projeto mecânico pronto passamos agora para o software Proteus onde conseguimos desenhar e fazer simulações nas nossas placas de circuito (PCB’s). Após a PCB ser fabricada damos início a etapa de soldagem dos componentes na placa e com o auxílio da área de Eletrônica fazemos todas as conexões elétricas entre motores, bateria e sensores do robô.


Pronto, já temos quase todo o robô pronto agora precisamos dar inteligência aos nossos robôs para que eles realizem suas ações da maneira mais otimizada. Programamos em C ou Python o que varia dependendo do microcontrolador a ser utilizado como Arduino, Raspberry Pi ou MBED. Geralmente essa é a parte mais demorada já que nem sempre o que você pensou é o que o robô executa. Na competição somos responsáveis por reparar quaisquer danos que o robô venha a sofrer. Essa é a etapa mais gratificante, quando vemos que nosso trabalho duro é recompensado ao ganhar de outros projetos muito bons e trazermos as medalhas para casa!


Inscreva-se em nosso processo seletivo agora mesmo! CLIQUE AQUI

Highlights

Recent Posts